Tulaxx antimicrobiano injetável dose única, para bovinos e suínos à base de Tulatromicina 100ml.
O Tulaxx possui como princípio ativo a Tulatromicina, antimicrobiano macrolídeo de amplo espectro da subclasse dos triamilídeos. A ação antibacteriana dos macrolídeos é produzida por uma inibição da síntese proteica através da ligação a uma subunidade ribossômica do RNA bacteriano. A farmacocinética dos macrolídeos mais modernos, como a tulatromicina, é caracterizada por meias-vidas muito mais longas. Essas extensas meias-vidas permitem uma administração dos medicamentos em dose única. Possui amplo espectro de ação contra bactérias Gram-positivas e Gram-negativas. As propriedades de PK/PD (farmacocinética/ farmacodinâmica) dos macrolídeos têm sido mais difíceis de definir em comparação com outros antimicrobianos. As concentrações plasmáticas, especialmente para os agentes delonga duração mais recentes, como a tulatromicina, estão frequentemente abaixo da CIM (concentração inibitória mínima) dos patógenos para a maioria ou para todo o intervalo de dose. Portanto, parâmetros como pico acima da CIM (Cmáx/CIM) ou tempo acima da CIM (T>CIM) não podem ser usados para prever a eficácia.
A eficácia é provavelmente melhor atribuída às concentrações no local da infecção. Entretanto, como preditivo de eficácia, o parâmetro que é mais adequado para ser utilizado é a ASC (área sob a curva) da concentração da droga no plasma em relação a CIM (ASC/CIM).
Em estudos clínicos realizados com bovinos em suínos, após a administração do produto Tulaxx, a concentração plasmática máxima (Cmáx) de tulatromicina foi atingida em 30 e 18 minutos (Tmáx) e concentrações até 13 e 6 vezes mais elevadas do ativo, respectivamente, foram encontradas no tecido pulmonar dos animais, sendo mantidas as concentrações terapêuticas neste órgão por pelo menos 30 dias. Ou seja, após a administração o produto já começa a atuar de forma eficaz em até 18 minutos (para suínos) e 30 minutos (para bovinos), e o efeito persiste por pelo menos 30 dias no tecido pulmonar para ambas as espécies.